quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Ativ10_evanicrm_unid03

Plano de aula “Água”
• Identificação da Escola
_ Nome: Escola Municipal Profª “Maria Ferreira Ribeiro”
_Endereço: Rua Maria da Glória Fávero, n° 833 Vila Aeroporto.
Alto Araguaia.
Nome da diretora: Cláudia Cézar Azevedo
Nome da coordenadora: Celma Inês Fávero
Nome da professora: Evani C. Resende Magalhães
Série: Maternal e Pré II (3 e 5 anos)
Duração: 1 bimestre
• Justificativa:
Atualmente a escassez de água potável vem provocando grande polêmica e preocupação no mundo inteiro.
Por isso, devemos orientar as crianças desde as séries iniciais a não desperdiçar água, para que possamos conscientizá-los da importância da água para nós e que não falte no futuro.
Pretendemos com esse projeto levar ao conhecimento da criança que é de suma importância economizar nossa maior riqueza.

• Objetivos:
Ampliar o conhecimento sobre os estados da água, suas características e transformações.
- Despertar os alunos para a importância e os benefícios da água.
- Conscientizar as crianças à diferenciar a água potável da poluída.
- Conhecer os principais processos de purificação dá água.
- Orientar as crianças quanto ao desperdício de água para não faltar no futuro.

• Conteúdos
- Atividades com água a partir das sensações das crianças: visão, audição, tato, paladar, olfato;
- Jogo derrete, não derrete.
- Transportando água.
- Quantos copos cabem nessa jarra?
- Quem enche primeiro.
- Como se faz e o que acontece?
Dramatização: O ciclo da água.
- Métodos e atividades.
Dispor de copos transparentes, água potável, pó para suco e colheres – provar a água pura, depois modificá-la com o pó, inclusive misturando sabores.
Como encher um balde? Usar diferentes embalagens para encher o balde, carregar o balde cheio. Esvaziar da mesma forma, jogando a água nas plantas e/ou jardim.
- Vamos experimentar a água?
- Como podemos sentir o cheiro da água?
- Como podemos mudar a cor, o cheiro e o gosto?
Selecionar diferentes materiais: tampas, buchas, esponjas, pratos...
Fazer gelo, chá, lavar roupas de boneca, tomar banho de esguicho, misturar água e areia, lavar panelinhas, derreter gelo, dar banho nas bonecas, brincar com bexigas d’água, fazer bolhas de sabão.
Trabalhando as sensações das crianças:
Visão: Que cor é a água?
Audição: Reproduzir o som da água (gravador)
Tato: Tocar na água com diversas substâncias (areia, maisena, sal)
Paladar: Provar a água (sal, açúcar)
Olfato: Cheirar a água pura e com outras substâncias (vinagre, leite, café, perfume...)
• Metodologia
- A primeira etapa do projeto será feita através de um questionário aplicado aos alunos sobre a água.
- Trabalharemos diversas atividades envolvendo as sensações das crianças como: tato, paladar, olfato, audição e visão

• Materiais: cd, sucata, plásticos, potes, copos, baldes...
• Avaliação
Avaliaremos as crianças através da observação, participação e interesse nas atividades propostas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário